Sequência Didática
Animais de Estimação
OBJETIVOS:
• Respeitar, valorizar e proteger os animais em geral;
• Reconhecer que os animais são seres vivos;• Conhecer diversas raças e espécies dos animais domésticos;
• Conhecer a alimentação dos animais e os lugares onde vivem;
DESENVOLVIMENTO:
1ª Etapa: Em uma roda de conversa a educadora irá realizar uma pesquisa de campo para saber o conhecimento prévio das crianças sobre os animais domésticos ou de estimação.
2ª Etapa: A partir dos dados coletados, iniciaremos as etapas da sequência, explicando para as crianças que iremos trabalhar com os animais de estimação. Nesta etapa realizaremos uma roda de conversa, onde perguntaremos quem tem animal de estimação.
3ª Etapa: A professora irá levar imagens de animais de estimação para as crianças observarem e escolher um desses animais para realizar uma pesquisa. Em seguida as crianças irão desenhar em sulfite o animal escolhido para a pesquisa.
4ª Etapa:Nesta etapa enviaremos a ficha de pesquisa para casa, onde as crianças deverão realizar a pesquisa com seus familiares. Feito isso deverão desenhar o animal pesquisado.
4ª Etapa:Nesta etapa enviaremos a ficha de pesquisa para casa, onde as crianças deverão realizar a pesquisa com seus familiares. Feito isso deverão desenhar o animal pesquisado.
5ª Etapa: Uma vez por semana, a professora irá realizar a leitura de duas fichas de pesquisa dos animais para o grupo.
6ª Etapa: Realizaremos uma pesquisa mais detalhada iniciando pelos seguintes animais:
• Peixe Beta
• Gato
• Cachorro• Hamister
• Coelho
• Chinchila
• Pássaros
• Tartaruga de estimação(Terrestre e Aquáticos).
7ª Etapa: Nesta etapa a professora irá levar um animal de estimação para observação e pesquisa das crianças.
8ª Etapa: Realizaremos um texto coletivo sobre o animal de estimação da Professora.
9ª Etapa: Confeccionaremos um jogo de memória dos animais de estimação.
8ª Etapa: Iremos vivenciar o jogo.
9ª Etapa: Nesta etapa iniciaremos a confecção do livro “Animais Domésticos”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário