Sequência Didática
de Contação de História
“Conte outra vez”.
Professora: Sirley
Educadora: Paula
OBJETIVOS:
- Ampliar o repertório cultural para que as crianças
conheçam melhor os temas de um autor.
- Apreciar a leitura e contação de histórias.
- Ampliar
o repertório de histórias.
DESENVOLVIMENTO:
1ª Etapa: O velho, o menino e o burro(Ruth Rocha)
- Ler e contar.
- Conversar com as crianças sobre a história,
destacando o papel do autor no livro, explorando as imagens, como foi feita.
obs: expor um portador de texto contendo fotos e
biografia da autora.
2ª Etapa: - Convidar as crianças a contarem a história
- fazer um desenho utilizando o estilo de
ilustração de Cesar Londucci (desenhou as paginas do livro).Bobina com
canetinha preta.
3ª
Etapa: História: Não confunda. . . (Eva Furnari).
- Conhecer a ilustração e os personagens.
NÃO CONFUNDA (EVA FURNARI)
GORILA GIGANTE
VELHOTA NARIGUDA
HIPOPÓTAMO ARRUMADO
- Conhecer a ilustração e os personagens.
- Comparar as duas histórias, personagens e ilustrações.
4ª Etapa: Fazer um desenho com papel cartão e canetinha colorida, tendo como influência as ilustrações da Eva furnari.
4ª Etapa: Fazer um desenho com papel cartão e canetinha colorida, tendo como influência as ilustrações da Eva furnari.
NÃO CONFUNDA
COM MOCHILA CHOCANTE
NÃO CONFUNDA
COM GAIVOTA BIGODUDA
NÃO CONFUNDA
FEIOSO AMARELADO
COM MEDROSO ESVERDEADO
NÃO CONFUNDA
PICOLÉ SALGADO
COM JACARÉ MIMADO
NÃO CONFUNDA
PETECA VIOLENTA
COM MELECA NOJENTA
NÃO CONFUNDA
CARECA BANGUELA
COM CUECA AMARELA
NÃO CONFUNDA
CABELO CURTO
COM CAMELO SURDO
NÃO CONFUNDA
COM HELICÓPTERO ENFEITADO
NÃO CONFUNDA
O VIZINHO DO NICOLAU
COM O PADRINHO DO JUVENAL
NÃO CONFUNDA
OVELHA ABELHUDA
COM ABELHA ORELHUDA
NÃO CONFUNDA
CACHECOL DE BORBOLETA
- COM CARACOL DE MALETANÃO CONFUNDACOCEIRA DE PORQUINHO
COM BANHEIRA DE PATINHO
NÃO CONFUNDA
VACA EMPACOTADA
COM PACA AVACALHADA
NÃO CONFUNDA
QUEIJO E UMA MORDIDA
COM BEIJO DE DESPEDIDA.
5ª
Etapa: O conto “O macaco e o rabo” é chamado de conto acumulativo ou
lenga-lenga. Eles são contos nos quais os episódios vão se repetindo
sucessivamente, o que facilita a memorização por partes das crianças.
-
Ler para as crianças em folha impressa sem ilustrações.
6ª
Etapa: Dar para criança 2 folhas de sulfite dobrado e grampeados, formando um
livro para que as crianças ilustrem. Inicialmente elas farão a capa copiando do
quadro negro.
Titulo
– “ O macaco e o rabo”.
Adaptado
– Robson Santos
8ª
Etapa: Em roda explicar para as crianças a confecção de um avental de tnt para
cada criança. E a confecção dos personagens de papel cartaz colorido com
canetinhas para montar a história.
9ª
Etapa: dar para cada criança ¼ do papel cartaz para que desenhem seu cenário e
personagens. Logo após recortar e colar nos aventais de tnt.
10ª Etapa: Colagem dos personagens e cenário no avental.
11ª Etapa: Amostras das etapas do projeto de Contarão e ilustração de histórias, elaborado pela professora Sirley e Educadora Paula Amaral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário