Como a família e a escola podem agir
Maria Teresa
costuma elaborar uma lista de procedimentos para pais e professores lidarem com
a criança hiperativa no seu cotidiano. “Normalmente, para os pais, peço que
diminuam os estímulos no quarto da criança, como, por exemplo, vídeo,
computador e jogos. A criança deve ter horários fixos para todas as atividades
(café da manhã, banho, brincar, dormir). Quando os pais falarem com ela, devem
solicitar que ela repita o que entendeu.
“Elogiar o que ela
fizer corretamente, mesmo que seja ficar sentada por cinco minutos, pois é
importante para que se sinta reconhecida nas atitudes e atividades que estiver
fazendo adequadamente”, explica a psicóloga. Maria Teresa acrescenta que os
elogios são importantes porque elas sempre são lembradas apenas pelas coisas
ruins que fazem. “É importante que os adultos fiquem atentos, pois as crianças
hiperativas ficam com a autoestima baixa a partir da repetição do erro, pois
apenas dessa maneira elas conseguem chamar atenção, mas é uma atenção
negativa”, explica.
“Na escola costumo
orientar, principalmente, que pais e professores se comuniquem com mais
frequência. Sugiro aos professores uma posição estratégica da criança, em sala
de aula, mais próxima da professora, que ela convide mais vezes a criança como
‘ajudante’, quer dizer, com tarefas que a ocupem. Ela vai se sentir estimulada
e reconhecida”, explica a psicóloga.
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