sábado, 4 de fevereiro de 2012

Texto sobre Adaptação para Educação Infantil


O período de adaptação na escola infantil é um momento que gera
ansiedade e insegurança em todos os seus envolvidos: criança, família e escola. A
escola, entretanto, através dos educadores, tem o conhecimento teórico sobre o
desenvolvimento infantil e suas características, podendo atuar de forma a
minimizar o “sofrimento” causado nesse processo.
O olhar mais atento à criança, propiciando um espaço para o protesto
através do choro, ao mesmo tempo, propondo situações para que se acalme, é
uma forma de articular segurança para os próximos dias que virão.
Há também os que não choram nos primeiros dias, mas, ao dar-se conta de
que ficarão o dia todo na escola, então passam a protestar através do choro.
Nesses momentos, o carinho, a atenção, o colo, o contato com algum
objeto de transição facilitam a sua adaptação. Se houver uma observação prévia
ao choro, pode-se também propor brinquedos e/ou brincadeiras que notoriamente
proporcionaram momentos de prazer à criança nos primeiros dias.
A preparação do novo ambiente também auxilia a criança a aceitar essa
nova condição de afastar-se da família, com a qual  passou todo o período de
férias, para passar o dia inteiro longe dela, dentro da escola. Assim, fotos suas
foram colocadas na porta da sala e nos espaços de identificação dos materiais de
cada criança, onde já puderam visualizar sua imagem desde o primeiro dia.
A organização do espaço com diversos brinquedos e jogos, bem como o
colorido, remetendo a um ambiente de muita alegria, foi uma preocupação da
equipe já desde o primeiro dia de aula.

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